Por favor, reparei que ja nao é actualizado nem comentado a algum tempo. Pedia o favor de contactarem a Camara municipal do Barreiro e apresentarem projecto de formação em protocolo.
Hastearam a bandeira as 11,30h da manhã
Ja agora outra entidade: Bombeiros Voluntarios do Barreiro-corpo de salvação publica: hastearam uma bandeira esgaçada e muito mal tratada, assim como a da propria associacao, se calha não sabem que assim sendo não teem qualquer validade nem representam coisa alguma....
isabel santos a 28 de Junho de 2009 às 15:29
É permitido hastear uma bandeira estrangeira em território Nacional, sem hastear também a nossa Bandeira!?
César Costa a 3 de Abril de 2010 às 11:15
Aparentemente, nada na Lei Portuguesa impede que uma bandeira estrangeira seja hasteada em Território Nacional sem estar acompanhada pela Bandeira Nacional Portuguesa. Proibições desse tipo existem em alguns países (ex.: Brasil) mas não em Portugal.
audaces a 12 de Abril de 2010 às 18:47
Caro Sobral, um excelente blogue! Duas questões:
1. Na lista de erros frequentes, ao ponto 5., acrescentaria o erro inverso, quando bandeiras demasiado grandes para o mastro ou local são usadas (2 exemplos: Bandeira britânica no Sheraton de Lisboa, e nacional no Centro de Saúde de Benfica, à Fonte Nova, em Lisboa).
2. Gostaria de convidá-lo a aderir a duas ou três comunidades virtuais de interessados em Vexilologia e Heráldica.
António Martins-Tuválkin a 1 de Agosto de 2010 às 22:09
Exmº Sr.
Há orientação antiga da DGAJ (Direcção-Geral da Administração da Justiça (ofício com parecer) e até funciona como norma geral que permite os Tribunais (porque são em termos Constitucionais, Órgão de Soberania) a aplicar e colocar, todos os dias a Bandeira Nacional).
Assim, fazemos e gostaria de obter informação sobre esta matéria.
Obrigado, FSF
Olá. Como se deve dobrar a Bandeira Nacional?
Obrigado.
Luis Oliveira a 11 de Fevereiro de 2014 às 18:38
No caso da Arpima, associação de reformados em Queluz, na parte de fora do edifício, que bandeiras se devem pôr, havendo três estandartes? É uma associação financiada pela junta de freguesia. Obrigado.
Eduarda Corrêa Mendes a 6 de Março de 2015 às 20:44
Presumo que existam três mastros no exterior do edifício. Se assim for, sugiro que sejam colocadas as seguintes bandeiras: Bandeira Nacional, bandeira da freguesia e bandeira da Arpima. De recordar que a Bandeira Nacional deve ocupar o mastro central e ter dimensões iguais ou preferencialmente superiores às das restantes bandeiras.
audaces a 24 de Março de 2015 às 17:46
queria saber mais sobre o ponto 3 de protocolos de Bandeira "EM QUE DISSE SE O PRESIDENTE ESTIVER DENTRO DO TERRITÓRIO NACIONAL E SE EXISTIR UM ÚNICO MOSTRO É NECESSÁRIO SUBSTITUIR A BN PELO O ESTANDARTE PRESIDENCIAL"
Esclareço que o texto não diz "é necessário substituir..." mas sim "é aceitável substituir...". Ou seja, pode-se substituir a BN pelo Estandarte Presidencial (EP) no local do território nacional onde estiver presente o Presidente da República (PR), mas isso não é obrigatório.
A Lei não refere especificamente esta regra, mas é uma prática frequente e protocolarmente aceitável uma vez que o EP representa o Chefe de Estado que também se pode considerar um símbolo nacional personificado. De observar que a substituição da BN pelo EP só deve ser acontecer enquanto o PR se encontra no local. A BN é arriada e o EP é arvorado no momento da entrada do PR e o inverso é feito no momento da sua saída
audaces a 4 de Junho de 2015 às 16:16
Solicitava o vosso parecer quanto à forma correcta de eliminar as bandeiras nacionais que se encontrem em mau estado. No Brasil são entregues às unidades militares que as incineram, e em Portugal, está definido algum procedimento?
Obrigado
Vitor Leal a 9 de Outubro de 2015 às 11:41
Aparentemente, em Portugal não está definido nenhum procedimento formal para eliminar as Bandeira Nacionais que se encontrem em mau estado. Face a esta omissão, poderão ser seguidos os procedimentos em vigor em outros países, como é o caso da sua incineração ou do seu enterro, os quais deverão ser feitos de forma respeitosa. Em alguns países também é admissível a reciclagem de bandeiras feitas com materiais sintéticos, existindo organizações que tratam deste tipo de eliminação de uma forma que lhes preserve a dginidade.
audaces a 14 de Outubro de 2015 às 08:49
O DLei 150/87, define as regras do uso da BN. No entanto tenho dúvidas quanto á localização relativa da BN quando há 4 mastros.
Conforme refere este Blogue, se os 4 mastros estiverem colocados em edifício a BN é colocada em 2º lugar (a contar da direita) e se estiverem colocados no solo é o 1º mais à direita.
Alguém conhece outro diploma que defina esta situação?
Morgado a 12 de Novembro de 2015 às 16:14