vexilologia, heráldica e história

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Jun 11

Pela Portaria n.º 11 650 de 28 de dezembro de 1946, foi estabelecido o plano de uniformes para uso do pessoal do Secretariado de Aeronáutica Civil. O plano incluía os uniformes do pessoal navegante e dos serviços terrestres dos Transportes Aéreos Portugueses (TAP), bem como os uniformes do pessoal dos aeroportos, incluindo os respetivos emblemas e distintivos.

 

No que diz respeito aos uniformes do pessoal dos aeroportos, o plano manteve-se em vigor até à década de 1970, altura em que foi substituído por um novo regulamento de fardamentos, inicialmente apenas para o Aeroporto de Lisboa - através da Portaria n.º 35/71 de 22 de janeiro - e depois para todos os aeroportos metropolitanos - através da Portaria n.º 159/73 de 3 de março. No que diz respeito ao pessoal navegante, o plano esteve em vigor até à publicação da Portaria n.º 50/87 de 21 de janeiro, que estabeleceu deixar de existir um plano de uniformes fixo para o pessoal navegante de aeronaves (da TAP e de outros operadores), sendo apenas fixados os emblemas e distintivos a usar nos respetivos fardamentos.

Pessoal navegante e dos serviços terrestres (TAP)

Pessoal navegante

 No fardamento tropical, semitropical e abafos, os galões e estrelas assentariam em platinas de pano azul marinho. O distintivo (asas) de piloto e os distintivos (asa) de navegador, radiotelegrafista e mecânico seriam bordados no peito do lado esquerdo. O emblema de braço seria colocado na parte superior do braço esquerdo. 

 

Pessoal dos serviços terrestres

O emblema de braço seria colocado na parte superior do braço esquerdo. As estrelas e fitas do pessoal de manutenção (engenheiros, chefes de secção, chefes de mecânicos e mecânicos) seriam colocadas apenas na manga direita do fato macaco. 

 

Pessoal dos aeroportos

Tráfego e circulação aérea

O emblema de boné seria igual ao do pessoal navegante, mas com as iniciais do aeroporto. O distintivo privativo de cada aeroporto seria usado bordado no lado esquerdo do peito. Nas camisas, as estrelas seriam colocadas nas platinas. O emblema de manga seria colocado na parte superior da manga esquerda. 

 

Técnicos

O emblema de boné seria igual ao do pessoal navegante, mas com as iniciais do aeroporto. O distintivo privativo de cada aeroporto seria usado bordado no lado esquerdo do peito. Nas camisas, as estrelas seriam colocadas nas platinas. O emblema de manga seria colocado na parte superior da manga esquerda.

Referências

  • Portaria n.º 11 650 de 28 de dezembro de 1946
  • Portaria n.º 35/71 de 22 de janeiro
  • Portaria n.º 159/73 de 3 de março
  • Portaria n.º 50/87 de 21 de janeiro

 

JOSÉ J. X. SOBRAL

 

 

publicado por audaces às 18:04

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